sexta-feira, julho 23, 2004

CLÔ & MATILDE: O FAMIGERADO HEG

--Matilde, vai começar o HEG!
- O que é isso? Série policial?
- Horário Eleitoral Gratuito.
- Desliga! Desliga! Desliga!
- Ô Ma! Deixa de cê besta! Vai começar daqui a alguns dias. Não é agora.
- Ufa! Você com essa mania de sofrer por  antecipação...
- Mas eu gosto.
Dessa vez eu perdi o ponto. A agulha do tricô caiu e se escondeu como fazem todas as agulhas de tricô quando caem.
- Você gosta?!!! Gosta de sofrer por  antecipação?
Minha prima Clotilde nem tirou os olhos da televisão, mas revirou-os.
- Não, Matilde. Gosto do HEG.

Toda torta, tentando pegar a agulha que fora parar no canto da parede, como todas as agulhas, aliás, só  não caí porque ainda conto com uns músculos treinados durante a minha vida anterior, em academias. Clô era meio estranha, tinha lá suas manias, mas com essa eu não contava. Ela conseguia tecer um caminho de mesa inteiro sem despregar os olhos da televisão, por  exemplo, coisa que para mim  era mágica pura ou ela tinha parte com o capeta. Eu raramente via alguma coisa, mas ouvia, porque nunca consegui fazer tricô sem olhar e contar os pontos. A meu  favor , é preciso dizer que faço tricô. Clô faz crochê. Muito mais fácil.

- Você gos-ta?!!
- Gosto. Acho muito divertido e fico conhecendo os planos dos candidatos, faço minha escolha...
-  Ah! Você está repetindo a propaganda da Hora do Brasil. Não é possível que você ainda acredite no que dizem estas fuinhas.
-         Em tudo não. É só olhar nos olhos deles para saber se estão mentindo.
-         Mas eles estão olhando para a câmera, Clô! E lendo lá naquele negócio... como é que chama?...
-         E você queria que eles decorassem? É difícil...
-         Tem razão. Ainda não entendi como é que eles aprenderam a ler. (Pega dois, pula um pega três... )
-         Você tem muita má vontade. E pouca fé. É preciso acreditar em alguma coisa.
-         Tá bem. Vou pegar minha aposentadoria e comprar uma televisão só pra mim . (Pula um, pega três..ou dois?...)
-         E assinar um canal. O HEG passa em todos os canais e no mesmo horário. Ninguém escapa. Só os que pagam. É um direito cívico estendido a todos.
-         Direito cívico?!! Tortura cívica, você quer dizer. Se os sujeitos do DOI CODI gravassem esses programas, não precisariam fazer cursinhos de tortura. Era só colocar os meninos diante da televisão...(pega três, pula um, pega dois... )
-         Primeiro, na Ditadura não existia eleição nem vídeo cassete. Só numa democracia...
-         Clô, muda de canal. Vai começar  a Senhora do Destino. Parece que encontraram a filha de Maria... Maria do que?
-         Você devia procurar seu geriatra. Isto pode ser sinal de alzaimer.
-         Maria do que?!
-         Sei lá... eu não vejo novelas. Pula pro Ratinho.
Meu tricô foi pro saco.


Nenhum comentário: