terça-feira, abril 06, 2010

A Invenção do tempo - Filosofia Pura ou Pura Filosofia

Antigamente, não existia tempo. Aliás, dizem, o tempo não existe. É uma invenção humana, no que eu particularmente não acredito, sobretudo quando olho no espelho e vejo a devastação que o maldito fez em mim. Algo que não existe não pode ser tão cruel. Bem, mas voltando a vaca fria, quem inventou o tempo foi um tal de Rinovatotach, nascido provavelmente em Praga, e chamado carinhosamente por seu vizinhos de Rinovatotachvovski, que é o diminutivo de Rinovatotach. Como não existe tempo, Rinovatotachvosviki vive – um parêntese aqui para explicar como foi é será difícil escrever esta estória já que não existiu, existe, existirá num tempo verbal para expressar um tempo que não existe. Não entendeu nada? Nem eu. Agora imagine alguém vivendo num tempo sem tempo- mas voltando á vaca fria de novo, era muito mais fácil viver num espaço sem tempo. Por exemplo, Rinovatotach ficou o tempo todo com 1 m e meio de altura como todos os seus amigos, porque como não existia tempo, ele não teve aquela famosa fase de crescimento que faz com que os adolescentes comam de seis a doze pães por dia. Não sabendo disto , os pobres coitados não comeram bastante para crescerem, aliás nem sei como eles chegaram a um metro e meio porque, não existindo tempo, quando foi que eles passaram de células para embrião e coisa e tal? Sabe de uma coisa? Acho que este tal de Rinovatotach nunca existiu , é pura lenda, ele inventou mesmo foi um jeito de medir o tempo que sempre existiu e inventou o relógio suíço e vendeu para o mundo todo. Como quem conta um conto aumenta um ponto, de fatiador do tempo ele passou a inventor. Mesmo porque, não tenho tempo para contar estórias tão sem pé nem cabeça...mas fico aqui pensando, se não existe tempo, para que serve o “quando”? Ou, como as coisas se movem, como é que você vai acenar para o seu amigo, se, pelo que sei, existe um tempo entre a mão para a esquerda e a mão para a direita? Se não existe tempo, tudo é absolutamente imóvel, eterno. A eternidade é imóvel, do contrário não seria eternidade. Existem algumas pessoas que realmente ainda acreditam que o tempo não existe mesmo! Tenho um amigo que não sabe a diferença entre uma hora e um minuto e quando ele diz dentro de dez minutos estarei aí, pode crer: ele não aparece em menos de duas horas. Vai ver ele é uma reencarnação de Rinovatotach, ou, pelo menos um contemporâneo dele. Pelamordideus! Acho que estou ficando doida. Mudando de pau pra cavaco, antes que meus neurônios se recusem a fazer qualquer conexão paro por aqui, aliás, não paro porque nem comecei, já que o tempo não existe. Pare você de ler estas abobrinhas e vá aproveitar melhor o seu tempo. Aliás , não pare, já que você não começou...sei lá!
MORAL DA ESTÓRIA - Não perca tempo em aprender os tempos verbais porque o tempo não existe.

4 comentários:

tereza disse...

Isto é Filosofia Peripatética pós-moderna.Entendeu? Nem eu!Huahuahuahua!

Meg disse...

Hahah,
Concordo com a Tereza
>-)
Mas adorei a história.
bj

Old Mag disse...

É o non-sense mais gostosinho que já li, pode crer, Terusca, minha antiga paixão. Não me diga que não se lembra de mim pq não vou acreditar.
Parabéns pela publicação do livro.
Um abraço muuuuuito apertado e saudoso

CARLA disse...

DISCORDO TOTALMENTE!SIMPLESMENTE ADOREI SEU MODO IRÔNICO E DISCONTRAIDO DE ESCREVER, MAS NÃO ACHO QUE O CORPO HUMANO,O CLIMA,AS CÉLULAS E ÁTOMOS,OBEDECEM AOS COMANDOS DE RELÓGIO.ATÉ PORQUE QUANDO ESTAMOS DORMINDO, SEM NOÇÃO ALGUMA DE TEMPO E ESPAÇO,AS PANTAS CRESCEM,PESSOAS NASCEM, PESSOAS MORREM,E CONTINUAMOS A ENVELHECER.