quarta-feira, setembro 02, 2009

Viajando com Einstein – Um livro sobre a história da física

Ildeu Baptista de Oliveira é um médico encantado com a física, desde sempre. Que nem eu ou você. A maioria se encanta com a física. Só não entende e não se anima a estudar porque quando se fala em física, quase sempre, fica um gosto do inatingível por pessoas comuns. O livro do Ildeu, no entanto é digerível e gostoso como um frapé de morango. Leve e fácil de ler, conta a história da física de Galileu até Einstein num diálogo fantástico entre dois viajantes, Otto e Einstein, num trem. A própria trama do livro é atemporal e pode se passar em qualquer lugar. Ou em lugar nenhum, já que o trem está em movimento e...aprendi alguma coisa, acho.rs

O livro é dividido em duas partes. A segunda, não me atrevi a ler. Quem tem algum conhecimento de matemática não se surpreenderá com todas aquelas equações. Eu, que desde os tenros anos (ái, meu Deus!) tenho uma fé profunda na minha total incapacidade de entender alguma coisa além de números divisíveis por par, não me atrevo. Mas a primeira parte, esta sim, foi escrita para que eu entendesse que física pode ser coisa de simples mortal. E me encantei!

Nenhum comentário: