É BOM PARA VOCÊ? PRA MIM É HORRIVEL.
Não. Eu não sei envelhecer. Eu odeio envelhecer. Odeio tudo que vem do tempo e o que o tempo faz. Não me acostumo. Odeio as traves e as impossibilidades da velhice, todas. Mas também não quero morrer, pelo menos não para evitar envelhecer. Aposto todas as minhas fichas no que vem depois deste minuto, pago pra ver, não saio do jogo. - Sou meio rebelde desde criança. Vou ser uma velha rebelde e isso me assusta - Ainda que tantas vezes, sem um ás nas mangas, sensato seria entregar os pontos. Mas eu arrisco. Não sou sensata e sei blefar. É o que me salva. E não me venham com essa história de ganhos, ou sei lá o quê que a maturidade traz. Maturidade é eufemismo. Maturidade traz velhice, rugas, catarata, reumatismo, solidão. E uns netos pra te encher o saco nos domingos enquanto os pais, jovens, vão viver a própria vida. E um quarto nos fundos, depois, de onde você ouve o barulho da vida no resto da casa, enquanto espera morrer.
Se envelhecer fosse bom, não teriam inventado uns nomes tão idiotas para isto, como terceira idade, melhor idade, e ninguém promoveria bailes para juntar uns pobre coitados, onde eles fingem que ainda são felizes. Não quero fingir. Se tenho que envelhecer quero ser chamada de velha, velha, velha! Não quero o beneplácito da piedade e hei de ser o que sou, sem tirar nem por , uma velha consciente de seus direitos, não os garantidos por um estatuto, mas os que tenho desde que nasci, os que usei para viver e vou continuar usando enquanto estiver viva.
Velhos de todo o mundo! Uni-vos contra a idiotice dos que, por ainda não saberem nada, querem lhes colocar um carimbo de validade vencida. Enquanto estiver viva estou dentro do prazo de validade e não abro mão de nada. Não preciso de estatutos. Quero envelhecer com muita raiva, toda a que tenho direito e se um idiota qualquer me ceder o lugar no ônibus eu lhe dou uma bengalada na cabeça.
Paguem babás, vão almoçar na casa da sogra aos domingos, vão pro raio que os parta, e não me tragam restos da sobremesa. Por mais que isso lhes pareça estranho, velhos pensam, sentem, reagem, amam, desamam e nunca, nunca mesmo vocês vão saber da profundidade destes poços. A não ser que envelheçam. E pode ter certeza: você, por mais jovem que seja, vai envelhecer. A não ser que morra antes. O que não deve ser nenhuma vantagem. Ou seja: você não tem saÃda.hahahahhahuauauahahah!
......................................
Os velhos podem ser cruéis. É um direito adquirido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário