segunda-feira, março 01, 2004

A FÉ É UM NEGÓCIO ESTRANHO...

Estava eu varrendo o chão da varanda quando tive o estalo. Fé é a crença no absurdo. Larguei a vassoura.
-Marcelo! Descobri o que você tem que eu não tenho! Ele estava diante do espelho do banheiro e parou com aquele jeito obscuro, calmo, sensato, besta , de quem escova os dentes diante do espelho.
-Eu sei exatamente o que eu tenho e que você não tem, mãe. Isso não é novidade.
-Não, não. É a fé.
-Isso também eu já sei.
-Você acredita que o impossível, o absurdo, o que não entra na cabeça de ninguém, vai acontecer porque você quer que aconteça! – eu estava radiante com a minha descoberta e com a boca cheia de espuma, ele me jogou um balde de água fria. Não literalmente, é claro, que ele tem muita fé mas não é louco.

-Mãe, isso tá na bíblia. – e fez a citação bíblica, espumando pela boca. Era, quase literalmente, o que eu havia dito. Eu estava plagiando a bíblia.
-É...vai ver foi só um registro do inconsciente. Mesmo assim, ainda acho que ninguém tem realmente fé. Se você tivesse fé, não estaria aí escovando os dentes.
-??
-Se você tivesse certeza absoluta de que seus dentes iam permanecer na sua boca inteirinhos, por toda a eternidade, você não precisaria escovar os dentes. Mas você acredita mais nos germes e no poder deles do que em Deus e no poder de Deus. Você não tem fé!
-Ora, mãe!
- E quando você reza/ora todas as manhãs “seja feita a tua vontade e não a minha� e sai pelas ruas, e cai uma chuva e você está sem guarda chuvas, você diz “saco!� e chega em casa resmungando? E quando você não passa num concurso para o qual estudou feito uma anta – e é claro que se tivesse fé, nem precisaria estudar- você se acha um fracasso? Você nem pensou que poderia ser a vontade dEle e não a sua, como disse de manhã, que estava se cumprindo?

Ele me olhou rapidamente enquanto lavava a escova.
-Isso aí é uma estupidez. Não tem nada a ver com fé. Fé é crer que não vai chover. E, se eu não passei, é porque não tive fé absoluta.
-Exatamente! Exatamente! Se você acreditar, sem nenhuma dúvida, contra qualquer lógica aparente, contra qualquer argumento que alguma coisa que você quer vai acontecer, acontece!. Cristo tinha esta fé. E a Marilda.
-Que Marilda?
-A Marilda, a filha da Custódia, a faxineira. Quando todo mundo estava chorando e preparando o enterro da filhinha dela recém nascida – o médico já tinha dado o veredicto- ela olhava para as pessoas, sequinha, sem uma lágrima e dizia: - porque vocês estão chorando? Ela está viva e vai continuar viva. E a menina está viva. Deve ter uns três anos. No último aniversário da menina também aconteceu um fato...
-.... O marido dela perdeu a carteira com todo o salário dele e chegou em casa arrancando os cabelos.
-Foi. E ela? Ela chorou? Se descabelou?
-Não. ela continuou o que estava fazendo e disse que ele se acalmasse por que em menos de meia hora alguém ira trazer sua carteira de volta com todo o dinheiro dentro. E assim foi.
-Vai ter fé assim na P*** que o p****!
-Mãe!
-Desculpa. É que dá uma inveja!...

Ele enxugou a boca rapidamente, deu uma olhada no espelho como se quisesse ver o alto da cabeça – porque será que os homens se olham assim no espelho?- e cortou o meu discurso:
- Você bem podia me emprestar aquele cd dos Beatles. Queria mostrar “Mother� pra Carla.
- Nem morta! Você nunca vai me devolver!
- Se você tiver fé...
- Tenha fé você. Acredite no absurdo de que vou emprestar meu cd. Quem sabe?
Ele saiu resmungando e ainda ouvi seu último argumento:
-O problema todo é esse “quem sabe?�...
-Pois é.
Ele parou com a mão no trinco da porta, pensou um pouco e olhou para mim , irônico :
- Uma meia fé adianta?
O diabo é que não adianta. É preciso dar o "salto no escuro�(sic).

Nenhum comentário: